segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Sobre a missa do galo




Para celebrar o nascimento de Jesus, a missa do galo foi instituída no século V, após o Concílio de Éfeso, começando a ser celebrada oficialmente na basílica erigida no monte Esquilinodedicada a Nossa Senhora - posteriormente denominada Basílica de Santa Maria Maior. A iniciação à prática dessa missa se deu no século V, mas a igreja católica só adotou a data a partir de 330 d.C., sendo organizada pelo Papa São Telesforo. 
Dada a sua importância e a tradição, pois anuncia o nascimento doDeus vivo, eis que o verbo se fez carne (Jo, 1:14), o próprioPapa, bispo deRoma, deve conduzir a celebração pessoalmente, pois ele é sucessor de Pedro, o apóstolo que Jesus mesmo designou como primeiro dirigente da Igreja (Mt 16:18). 
A missa do galo é atualmente realizada pela Vossa Santidade - o Papa, na cidade de Roma, na Itália. O local da celebração é o Vaticano, na Basílica de Santa Maria Maior, uma praça aberta que acolhe milhares de fiéis. A igreja católica realiza essa missa desde o ano 330 d.C. E tem por tradição ter todas as velas do advento estarem acesas, pelo fato de se passarem 4 domingos nos quais as velas são acesas. 
É rezada à meia noite do dia 24 de dezembro, tendo recebido tal nome por se dizer que na hora da celebração da Eucaristia um galo cantou fortemente anunciando a vinda do Messias, e o galo a concebe por representar vigilância, fidelidade e testemunho cristão. 
De acordo com outra versão, o nome surgiu porque a missa é muito demorada e termina quando surgem os primeiros raios de sol, quando os galos começam a cantar. 
Atualmente a Missa do galo e televisionada por vários canais televisivosporém é acessível na internet para assistir ao vivo. 


Pesquisa Realizada por Rafaela Lima 

Nenhum comentário:

Postar um comentário