quarta-feira, 7 de maio de 2014

Curso Bíblico - Aula 1: A Bíblia, Palavra de Deus


A Bíblia foi escrita ao longo dos tempos pelo próprio Deus, através de centenas de pessoas. Os primeiros textos foram escritos em: Hebraico, Aramaico e Grego. Contém 73 livros, divididos em duas grandes partes: 46 livros do Primeiro Testamento (PT) e 27 livros do Segundo Testamento (ST). É o livro mais vendido no mundo, traduzido em mais de 1500 línguas. É a Palavra de Deus!

Como procurar um texto na Bíblia?

Para facilitar a leitura da Bíblia ela foi dividida em capítulos e versículos, por exemplo: (Êxodo 5, 12), ou seja, (Êxodo capítulo 5, versículo 12). Na Bíblia esta representado da seguinte forma: o número grande é o capítulo e o número menor é o versículo.

PRIMEIRO TESTAMENTO

Foi escrito ao longo de mil anos pelas pessoas e sábios de épocas diferentes. O Primeiro Testamento é um registro da história do povo de Deus. Está dividido em 4 partes:

1) Pentateuco: Os cinco primeiros livros da Bíblia formam um conjunto que os judeus denominam “Lei” ou “Torá”, são os seguintes:
- Gênesis: discorre sobre as origens do mundo;
- Êxodo: fala sobre saída do povo do Egito;
- Levítico: O livro das leis, do culto e as obrigações dos sacerdotes e levitas;
- Números: A contagem do Povo de Israel;
- Deuteronômio: Uma retomada a lei da Aliança, agora convidando à conversão e fidelidade.

2) Livros Históricos: Contém 16 livros, que narram a história do Povo e seus líderes.

3) Livros Sapienciais: Contém 7 livros, que contém a expressão da Sabedoria e dos sentimentos do Povo, são ditados, poesias, cantos, orações, etc.

4) Livros Proféticos: São 18 livros, que contam sobre a vida e mensagem dos Profetas.

SEGUNDO TESTAMENTO

Assim como o PT, o ST foi escrito ao longo do tempo. A partir da pregação dos Apóstolos, pelo ensino de Jesus. Está dividido em 5 partes:

1) Evangelhos: São 4 livros que trazem a mensagem da Boa Nova, a verdade de que Jesus é o Salvador. Os “autores” foram Mateus, Marcos, Lucas e João que através de seus relatos passam a nós a vida e a mensagem de Jesus Cristo.

2) Atos dos Apóstolos: Narra a vida dos apóstolos, suas atividades e pregações. Descreve a vida das primeiras Comunidades e exemplos a serem seguidos. Seu autor é o mesmo do terceiro evangelho – Lucas.

3) Cartas de São Paulo: Atribuem–se a Paulo 14 Cartas, 9 são dirigidas às comunidades cristãs (Romanos, I e II Corintios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I e II Tessalonicenses).
São Paulo por onde pregava sempre fundava alguma ali uma Comunidade, e quando não podia estar presente para dar uma assistência espiritual, enviava-lhes cartas com seu apoio e presença. Ainda escreveu 3 cartas pastorais (I e II Timóteo e Tito), dirigida aos representantes de comunidades, os “pastores”, para de um modo ou de outro, compartilharem suas experiências religiosas. Ele escreveu ainda uma carta à um cristão, chamado Filemon, e a última aos Hebreus. Documentos antiqüíssimos, pois foram escritos antes dos Evangelhos.

4) Epístolas Católicas: São 7 cartas, chamadas de Epístolas Católicas porque se dirigem a todas as Igrejas Católicas (Universal). São elas: Tiago; 1 e 2 Pedro; 1, 2 e 3 João; Judas.

5) Apocalipse: Atribuído a João, significa revelação. João deseja aumentar e sustentar a fé dos primeiros cristãos para suportarem com firmeza as perseguições, lideradas por Nero e Domiciano imperadores romanos. João usa uma linguagem simbólica, para não ser descoberto, mas que os cristãos entendem. Descreve assim a derrota dos perseguidores e a vitória final de Cristo. É denominado o livro da Coragem.

Qual a diferença entre a Bíblia Católica e a Bíblia dos Protestantes?

Há uma diferença entre a Bíblia dos católicos e a Bíblia dos protestantes. Os protestantes ficaram com a Bíblia que originalmente foi escrita em hebraica com 7 livros menos, sendo eles: Tobias, Judite, Baruc,Eclesiástico, Sabedoria, I e 2 Macabeus e parte do livro de Daniel e Ester. Os católicos seguiram o exemplo dos apóstolos, ficando com a tradução grega.

Tradução em latim

São Jerônimo traduziu a Bíblia para o latim, no 3.º século d.C.

Citações da Bíblia

- A virgula (,) separa capítulos de versículos. Exemplo: Gn. 3, 1 (Gênesis capitulo 3, versículo 1).
- O ponto e virgula (;) separa capítulos e livros. Exemplo: Gn. 5, 1–7; 6, 8; Ex. 2, 3 (Gênesis, capitulo 5, versículo 1 a 7; capitulo 6, versículo 8 e Êxodo capitulo 2, versículo 3).
- O ponto (.) separa versículos de versículos, não seguidos. Exemplo: 2 Mc 3, 2.5.7–9 (2 Macabeus capitulo 3, versículo 2, 5 e 7 a 9).
- O hífen (-) indica seqüência de capítulos ou versículos. Exemplo: Jo 5, 3–5 (João capitulo 5, 3 a 5); 2Tm 2,1–6 (2 Timóteo capitulo 2, versículos de 1 a 6); Mt 1, 5–12, 9 (Mateus capitulo 1, versículos de 5 ao capitulo 12,versículo 9).

Conclusão

A Bíblia é a Palavra de Deus, por isso devemos escutar através da leitura o próprio Deus e viver em nossas vidas seus ensinamentos. Como os alimentos são necessários para nossa sobrevivência, a Palavra de Deus também é. “Toda escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, corrigir e educar, a fim de que o homem de Deus seja perfeito”. (2 Tm 3,14-17)

Atividades
1. O que significa a palavra Bíblia? O que ela é?
2. Como está dividida?
3. Por que a Bíblia é importante?
4. Quem escreveu a Bíblia?
5. Por que devo ler e refletir a Bíblia?
6. No meio de tantas atividades que tenho que lugar tem para mim a palavra de Deus?
7. Como vivo a Palavra de Deus?

Observação Importante:
Este texto foi produzido por mim e pela minha madrinha Flávia Angélica a mais de quinze anos atrás para ser usados nas turmas de catequese e Crisma da Paróquia São Bento. O mesmo está presente na Apostila atual usada na catequese de Crisma na referida Paróquia e passou por algumas atualizações durante os anos, inclusive para a publicação aqui no Blog. A primeira versão deste texto foi utilizada no Curso Bíblico presencial da Paróquia Santo Antônio, da qual sou atualmente vigário. 
Pe. Rodolfo Marinho de Sousa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário