terça-feira, 24 de junho de 2014

Novena de Santo Antonio - Homilia Padre Rodolfo Camarotta



No dia 13/06/2014 foi o dia de Santo Antônio Pádua e para comemorarmos o seu dia aconteceu na Paróquia a novena de Santo Antônio de Pádua, cada dia tivemos um padre diferente celebrando a missa  e no Segundo dia da Novena recebemos o Padre Rodolfo Camarotta. Em seguida um pouco de como foi a Homilia dele. 


“Caríssimos irmãos e irmãs com alegria podemos nos encontra para celebrar essa Santa missa, segunda noite, segundo dia da novena em honra a Santo Antônio de Pádua , pedindo hoje segundo me disseram que possamos ter o dom de anunciar  o evangelho, que nós tenhamos capacidade, condição de disser, de proclamar aquilo que nós recebemos de Deus. O desejo de Jesus que nós conheçamos muito bem aquilo que Ele recebeu para que também nós recebendo essa mesma palavra, façam exatamente tudo àquilo que Ele fez. Anunciar proclamar, disser aos outros o Evangelho de Jesus, a mensagem do Pai que em Jesus se revela, que Jesus tem um desejo, que conversando com o Pai, já há dois dias que na liturgia nós temos acompanhado, Jesus conversando com o Pai, justamente pedindo por nós, rezando por nós,” Pai eu te rogo não a mim, mas por eles. Rogo-te para que eles estejam em Nós permanecemos neles. “E rogo para que eles creiam que a tua palavra se manifestou em mim, e atrás de mim, podem ser salvos.” E hoje Jesus diz: “Pai santo, não te rogo somente por Eles, mas por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra. Então, portanto, Jesus esta rezando não somente por nós, não somente Ele pede ao Pai pela nossa vida, porém Ele diz preparar o nosso caminho, e nós intendemos a partir desse evangelho, que nós não vamos sozinhos, que quando nos decidimos a anuncia o evangelho, não estamos solitários, não estamos largados. Olha, Jesus diz, “ vão fala de mim, vão envia, anuncia, fala da minha palavra, ai você senta e fica olhando.” . Eu entendo sempre que ouço esse evangelho , que quando Jesus disse ’ ide pelo mundo falam o que você receberam “ , ele mesmo esta andando junto conosco, é por isso que ele faz essa prece , para nos acompanhar, da nossa decisão , justamente na nossa decisão, por que agora dependera de nós ir converte a nossa vida, o nosso coração ou não, Depende de nós agora, disser sim ou não para aquilo que recebemos de Deus. Por isso que dizem que a gente esta rezando hoje, para se torna também anunciador do evangelho, é preciso que tenhamos, pelo menos, uma escolha. O sim de Deus ou não para aquilo que é de Deus, ou desejo de ir ou o desejo de deixa morrer em nós aquilo que recebemos do Senhor. E, portanto, o Senhor Jesus vai dizendo: “Tudo que eles receberam veio de nós. Aquilo que eu venho fazendo vem de vós oh Pai. E eu recebi tuas palavras, recebi tua missão, e os fiz conhecer tua vontade, e se eles estão onde estão, e se eles vão sai e tiver condição de viver o que vão viver é porque eu ensinei a eles e os acompanharei,” e é por isso que ele mesmo diz. “rezo agora, por aqueles que acreditarão,”. Jesus entende que nós não seremos medrosos, Jesus entende que nós que pedimos  ao pai, que nós sejamos comprometidos, Jesus esta confiando em nós, essa é uma das coisas que mais me chama atenção, prestando atenção hoje, é Jesus confiando em nós. E me parece e que às vezes nem a gente mesmo confiamos em nós, porque muitas vezes Jesus diz “vai, porque acredita em nós, e nós dissemos “a não sei”, Jesus “esta dizendo” anuncia, fala, você conhece você recebeu”, e a gente diz “ ai, tenho vergonha Jesus”, “ Ai Jesus, não sei o que disse”, “ Ai Jesus melhor não fala “, “ e Jesus dizendo vai, nós muitas vezes dizemos “ ai Senhor, não sei não. Não da pra se outra hora?!”“, e Jesus olhando para nós dizendo, “Vai, anuncia”. Ele faz uma oração confiando que nós seremos corajosos, e que aquilo que nós conhecemos, por isso que é muito importante e necessário, que nós rezemos todos os dias de nossas vidas, que todos os dias a gente se lembre “Deus confia em mim”, “ Deus anuncio sua palavras pra mim, porque confiou em mim. Ele confiou a mim o se conhecer, o seu amor, o seu espirito, a sua promessa, porque ele espera que isso não morra em mim, que não fiquei trancado na minha vida.”, por isso que jesus esta rezando o pai “ eu rezo pelos que conheceram a nós, através deles”. Eu me coloco nisso também. Através de nós, os que ouviram fala do que nós conhecemos. E Portanto hoje, temos que de verdade avaliar, a pensar, se nós estamos mesmo fazendo isso, se nós estamos sendo esses corajosos. Eu ouvia, antes da missa pessoas  falando sobre de São Bonifácio, tudo que fez, por onde andou, e morreu por isso, deu sua própria vida, e não voltou atrás. Hoje vemos Paulo na primeira leitura, que não volta atrás, interessante. Paulo esta preso, e eles dizem assim: “tragam o prisioneiro” , e eles trazem, colocam Paulo no meio da roda, pensa a situação, eles sabem que coisa não esta boa, Paulo olha para todos os lados tem gente tentando apedreja, tentando pula em cima deles, querendo mata-los, xingando ele, Veja a situação, e nem sempre a nossa é tão difícil, e Paulo ali no meio, em vez dele fica quieto e disser” eu, estão querendo acaba comigo eu vou disser alguma coisa. Eu vou é me calar, não vou fala nada” , até mesmo a gente fala” eu não vou fala não, eu falo, falo,falo e não adiantada”, quantas vezes não desse jeito que a gente faz, escolhe não disse o que devia, e também temos que sabe que o que a gente vai disser é o que devia realmente, tem gente que age feito uma metralhadora na mão de outra, fala ate o que não devo, e às vezes só fala o que não deve. Mas Paulo tinha uma intimidade tamanha com o Senhor, que o que ele dizia estava certo que era a palavra do Senhor, estava certa que era a vontade de Deus, por isso, como Jesus, a gente tem que esta certo com o que vai disser, e se tem certeza que devia disser, porque aquela é a vontade de Deus tem que ser dito. “Paulo ao contrario de nós, não teve medo, olhou para toda essa gente querendo acabar com ele e disse” vocês não estão agindo corretamente. “Vocês estão me perseguindo porque eu tenho alimentado a fé na ressurreição dos mortos,”, veja, em vez de fica quieto, ele diz: é melhor que eu morra dizendo que o senhor me entregou, do que eu volte atrás, que eu rejeite que eu renegue. E por isso tantas vezes o pecado entra na nossa vida, por que em vez de acredita como nós cantamos no salmo “guardei ó Deus, porque em vós me refugio”, porque é no Senhor que eu procuro abrigo, é no Senhor que me coloco, é no Senhor que eu busco guarda minha vida, e isso Paulo nos mostra, dizendo para nós” não são os homens que cuidam de mim, não são os que querem acabar comigo que vão me salvar, é o senhor e o que o senhor me entregou eu anuncio,” ai ele diz “porque eu digo crer na ressurreição dos mortos”, ai o povo virou uma confusão, e Paulo olhando não volta atrás, e penso que é isso que hoje podemos aprender quantas vezes, para manter aquela politica da boa vizinhança, a gente não diz à verdade que podia ter salvado a vida de alguém, Quantas vezes, porque eu achava que fosse magoa dizendo” olha essa não é o caminho que o senhor espera de você.” nós não dissemos, e quando a gente olha pra São Bonifácio, que foi ao fim, que deu tudo de si, e por isso foi mártir, para disser não voltou atrás. Por isso devemos avaliar o nosso caminho, quantas vezes a gente volta atrás, quantas vezes estamos empolgados e dissemos, eu creio em Jesus, eu creio na ressurreição, Jesus anunciou a sua palavra, acontece alguma coisa e dissemos” eu? , não “ uma hora mais cedo um mais tarde cai, quando a gente volta atrás só se dá mal. E por isso vem o pecado em nossa vida , e por isso vem a tristeza, por isso vem a desconfiança, a vergonha, por isso devemos reza pedindo para Jesus “ Jesus me ajuda a ir ate o fim. Receber a tua palavra e não voltar atrás, e não ter medo de anunciar, e proclamar a tua palavra. “ e essa na verdade é a nossa missão, anuncia, e salvar, vida, não é só se conforma dizendo não crer , não é só se conforma porque o mundo esta perdido e não consigo disser nada. O mundo é uma mentira, então porque eu tão pequeno vou disser alguma coisa?! . Santo Antônio era pequeno, e hoje se torna referencia. A virgem Maria era uma única pessoa e se torna referência. Hoje cada um pode pensar na sua própria vida, quando é que temos voltado atrás? Quando é que nós não  estamos tenho coragem ?, são coisas as vezes pequenas, que deixamos de viver, de escolher , e nos coloca em perdição, rompendo toda essa ligação que Jesus fazia com o Pai e a nossa vida, destruindo aquele desejo de Deus, aquilo que é vontade do Senhor no nosso caminho . Portanto, é isso que quero partilha o desejo de irmos até o fim, de não desistimos daquilo que diante de Deus nós recebemos, da verdade do Senhor que foi anunciado em nossos ouvidos, que deve chega ao coração, no pensamento, no nosso caminho, ao agir ao falar, ao sentir, Jesus rezava por aqueles que conhecerão o seu amor através de nós. Se nós nos calamos, Ele eles não alcançam a Deus, se nós fechamos e voltamos atrás, caímos diante daquilo que nós mesmos escolhemos

Portanto, hoje o Senhor reza pela nossa missão dizendo “estarei com vocês, eu mesmo irei junto, para que a minha palavra seja conhecida por outros através de vós”. Portanto, temos cuidado com aquilo que fazemos da nossa fé, segunda coisa, nós lembraremos sempre que foi a nós, a todos nós, a todos que conheceram a Deus a eles Ele entrega a missão de anunciar o seu amor, e Terceira coisa, peçamos ao senhor, coragem de não voltar atrás não desistir não temer, e dizer sempre, Senhor guardai-me porque no senhor eu me refugiou. 

Veja quais são as situações que te fazem voltar atrás, quais são aquelas tentaçõezinhas que chegam e tomam conta, quais são as coisas que precisamos chegar ao senhor e disse “Senhor me guarda, porque no Senhor eu estou me refugiando”, procura o Senhor hoje pra disser” senhor às vezes tenho medo, às vezes não entendendo, às vezes não gosto, às vezes tenho preguiça, às vezes parece que outras coisas são melhores, mas senhor reze por mim, reze por mim oh Pai, porque no Senhor eu me refugiou” Coloca a tua vida, esta prece, aqueles que muitas vezes você não teve coragem de dizer aquilo de devia para que eles fossem salvos, coloque todos aqueles que não creem no Senhor Ou que acreditando não busca o Senhor, nunca estão na igreja. São a estes que Jesus te envia, amigos, familiares. Acho que todos nós temos alguém. São por estes que o Senhor rezava hoje, e nós caminhemos ao encontro deles, porém ninguém da aquilo que não tem, niquem oferece e anuncia aquilo que não conhece peça força de não volta atrás, pôquer muito depende da tua palavra, palavra de Deus, mas que sai pelos teus lábios.  











Fotos e Construção do Texto da Homilia : Danieli Anjos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário