quarta-feira, 19 de novembro de 2014

A Santa Missa - Segunda Parte

Diferente do que muitos acham, nossa Igreja é dividida em 23 Igrejas, sendo uma a Igreja Católica Latina (a que estamos acostumados e vivemos na maior parte dos países) e 22 Igrejas Católicas Orientais, logo existem mais de um tipo diferente de Celebração Eucarística, mas vamos falar da que estamos acostumados, o Rito Ordinário. (Não confudam, todas elas fazem parte da IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA, pois estão em comunhão com o Papa).

O Rito Ordinário é dividido em: Rito Inicial, Liturgia da Palavra, Liturgia Eucarística e Rito Final.

Vale lembrar que a Celebração Eucarística, é seguida inteiramente pelo Missal Romano onde contém todos os Ritos Litúrgicos utilizados na Santa Missa.

Hoje vamos falar da primeira parte da Missa, o Rito Inicial...

RITOS INICIAIS

A finalidade dos ritos inciais, precedem a liturgia da palavra e têm o caráter de exórdio, introdução e preparação. Sua finalidade é fazer com que os fiéis, reunindo-se em assembléia, constituam uma comunhão e se disponham para ouvir atentamente a palavra de Deus e celebrar dignamente a Eucaristia.


Entrada A celebração começa com o canto de entrada, cuja finalidade é inserir os fieis no mistério do tempo litúrgico ou da festa, e acompanhar a procissão do sacerdote e dos ministros. Não havendo canto de entrada, a antífona proposta no missal é recitada. Chegando ao presbitério, o sacerdote, o diácono e os ministros saúdam o altar com uma inclinação profunda. Em seguida, o sacerdote e o diácono beijam o altar; e o sacerdote, se for oportuno, incensa a cruz e o altar.

Saudação Executado o canto da entrada, o sacerdote junto com toda a assembleia, faz o sinal da cruz; a seguir, pela saudação, expressa à comunidade reunida a presença do Senhor.

Ato penitencial Realizado por toda a assembleia, por meio de uma confissão geral, e concluído pela absolvição do sacerdote (que não alcança pecados graves). Aos domingos, particularmente, no tempo pascal, pode-se optar pela bênção e aspersão da água em recordação do batismo.

Kyrie Se não foi incluido no ato penitencial, o 'Senhor, tende piedade' (Kyrie eleison) é rezado/cantado por todos, para implorar a misericórdia de Deus.

Glória O texto deste hino (remonta ao século II) NÃO PODE SER SUBSTITUÍDO POR OUTRO. Entoado pelo sacerdote ou, se for o caso, pelo cantor ou o grupo de cantores, é cantado por toda a assembleia. Se não for cantado, deve ser recitado por todos juntos ou por dois coros dialogando entre si. O Glória é próprio aos domingos (exceto no Advento e na Quaresma) e nas solenidades e festas.

Oração da coleta Ao convite do sacerdote ('Oremos'), este diz a oração que se costuma chamar 'coleta', pela qual se exprime a índole da celebração. Conforme antiga tradição da Igreja, a oração costuma ser dirigida à Trindade Santa.


Fonte: A Hora da Missa

Nenhum comentário:

Postar um comentário